A ameaça de incêndio com origem elétrica está sempre presente no contexto de qualquer condomínio. É por esta razão que todas as instalações elétricas devem ser mantidas em bom estado de conservação.
Ao contrário do que se pode pensar, grande parte dos incêndios com origem elétrica não advêm apenas de curto circuitos, mas também da falta de inspeção e manutenção das instalações.
É por isto que as instalações elétricas devem ser vistoriadas com frequência, com recurso a análises termográficas que permitam identificar de forma rápida e simples potenciais irregularidades. Através desta análise é possível identificar antecipadamente a distribuição de calor, curtos circuitos, falta de aperto em determinados contactos e eventuais desperdícios de energia.
Relativamente aos quadros elétricos, o seu acesso deve manter-se sempre livre e desimpedido e estarem devidamente sinalizados. É também necessário que estes equipamentos sejam submetidos a um plano de manutenção que garanta o seu funcionamento apropriado de forma a evitar agitações na rede de distribuição.
Estes planos de manutenção de quadros elétricos estão sujeitos a ações semestrais e anuais, nomeadamente:
Ações Semestrais:
- Verificação de sinalização e aparelhos de medida
- Verificação de Controlo visual geral e limpeza de disjuntores
- Verificação de Interruptor Geral
Ações Anuais
- Realização de limpeza geral e controlo visual de todos os componentes e respetivos comandos
- Limpeza e isolamento dos barramentos e controlo binário de aperto
- Verificação e lubrificação de dobradiças, fechaduras e fechos de portas de acesso
- Análise do esquema elétrico junto do quadro e identificação dos circuitos
- Avaliação do estado das bases dos fusíveis
- Confirmação de existência de pontos quentes nas ligações
- Verificação de sinalizadores de fase e do painel frontal
Através da aplicação destas regras de segurança recomendadas pela Datarigor – Administração e Gestão de Condomínios, é mais fácil detetar-se e corrigir-se pequenas disrupções, evitando-se, a longo prazo, custos mais avultados em reparações corretivas.
No comment yet, add your voice below!